Anúncios

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Fly Boys

por Nayara Moreira

O filme se passa em 1916, na 1ª Guerra Mundial. Blaine Rawlings (James Franco), um texano que foi expulso do rancho de sua família e que idealiza uma vida de herói pilotando aviões. Ele logo se une a Higgins, Jensen; Briggs Lowry, Beagle,Skinner e Reed Cassidy (Martin Henderson) meu ídolo desse filme, uma personalidade... ele era mal, e ao mesmo tempo bom tembém... impossível, só o Cassidy mesmo - ele é piloto veterano na guerra.
Sob o comando do capitão Georges Thenault (Jean Reno), eles formaram a Esquadrilha Lafayette, o 1º esquadrão de pilotos americanos a lutar na 1ª Guerra Mundial.

A história, apesar de ser baseada em fatos reias, tem lá suas partes cômicas, um verdadeiro concurso de piadinhas para descontrair a tensão da guerra... Também tem lá as suas partes filosóficas, cheias de frases bonitas com liçãozinha de moral, de quem, de quem??? Do Cassidy, só podia ser... ele é o cara....
Mostra desde o treinamento de cada jovem piloto até sua atuação no ar, quantos mataram, como mataram, suas habilidades e desconcertos.

Muito bem, o filme mostra também a romântica históriazinha do Rawlings com uma francesa vesga e muito esquisita, não sei nem porque colocaram ela na história já que eles nem ficam juntos no final (não, ela não morre se é isso que querem saber). Acho que foi mais só pra mostrar o heróico salvamento dela numa hora que as tropas alemãs invadem a casa dela, e ele vem de avião pra salva-la. (eu falando assim até parece que não gosto dela certo? mas nem é, é só porque achei o papel dela infundado, mas já que foi baseado em fatos reais, deixa ne?). Por mim eu colocava outro Cassidy no lugar, fazia o filme com dois deles de tão bom que ele é.


Outro fato que merece descrição neste espaço, é o mascote da esquadrilha, uma leoa, que anda atrás do Cassidy o tempo inteiro. Porque uma leoa? O que tem a ver os leões com aviões????

Bom, não tenho muito mais o que falar deste filme, porque o que é mais legal mesmo, são os diálogos entre os personagens, as manobras com aqueles aviões horríveis de ultrapassados, as estratégias de guerra. Muito interessante, um filme que DEVE ser assistido.

Nenhum comentário: