Anúncios

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O Vôo da Fênix (The Flight Of The Phoenix)

por Nayara Moreira

É uma refilmagem de 1965, que por sinal, ficou muito boa. Os efeitos são incríveis.
O piloto de um avião de carga e seu co-piloto são enviados à Mongólia para retirar do local uma equipe de exploração petrolífera, já que o projeto fora interrompido. Na volta, pouco após a decolagem, o avião cai no Deserto de Gobi por causa de uma tempestade de areia. Sem comunicação e com pouca água e comida, os sobreviventes resolvem construir um novo avião a partir dos destroços do primeiro.


O filme é excelente pra quem se amarra em aeromodelismo, aeromecânica e todas as derivações dos aeros da vida....
E também fala de detalhes que não são facilmente encontrados em livros, como por exemplo porque uma bússola não funcionaria no meio do Gobi, devido as suas cadeias montanhosas que atraem a agulha da bússola pro lado errado.
Tem uma hora que o Sr. Towns (o Dênis Quaid), vai tirar uma onda explicando para um dos caras porque ele simplesmente não pode sair por aí andando em pleno deserto, aí ele fala o lance da bússola e também fala (olha só a sacada do cara) que o homem vai ficar andando em círculos porque ele é canhoto, então como a perna direita dele é maior que a esquerda, ele vai andar em círculos para a esquerda... Caramba! Quando eu crescer quero ser piloto da avião, só pra saber isso caso eu caia no deserto...
Como essas tem mais um monte, como na hora da tempestade elétrica que o Sr. Towns se liga em colcar um fio-terra no avião pra que os raios não o explodam por causa do combustível, muito bacana mesmo.

Ah, e destaque em personagens, tem o Eliot também. Como é um filme de drama e não tem o vilão, aquele que você fica com vontade de matar, nesse temos um típico "chato" mas que no final acaba virando o herói. O Eliot que dá a idéia e projeta o avião a partir dos detroços do maior. Mas ele muito chato, ele é esquisito, nem sabemos a origem dele, ele ś o tipo sistemático, meio lunático. Tem uma hora que ele obriga todo mundo a pedir "desculpinhas" e falar "por favor" pra que ele termine o projeto do avião.
Além dele ser esquisito fisicamente também. A única hora que le faz algo que presta (ou não) e quando ele atira na cara de um ladrão que está ferido bem no acampamento dos sobreviventes.

Ah, esqueçi de mencionar que todo mundo dá moral pro Eliot e começa a trabalhar pra construir o avião, aí quendo todo mundo começa a desconfiar se le vai mesmo voar, eles descobrem que o Eliot trabalhava numa empresa de modelos, não de aviões de verdade. (vontade de matar ele)²

Aconselho os caros amigos a que assistam o filme, vão se supreender com a refilmagem, e... (já estragando o final do filme de vocês e para nossa surpresa... ) não é mesmo que o Eliot consegue? Ele fez mesmo um avião que voou!!

Sem mencionar de que além de estarem perdidos no deserto, sem água nem comida na maior desgraça, não é que ainda tem um grupo de ladrões (daqueles que vagam no deserto) que ainda vão dar dor de cabeça aos nossos personagens. Pois é, nada é tão ruim que não possa piorar. meu conselho, assitam o filme.

Supreendente. Assistam se possível.

Nenhum comentário: